Vistas Curtas e as próximas autárquicas.



No sábado passado, depois de almoço fui beber o café ao Pedrogão na esplanada do Miguel. Gosto particularmente desses momentos tranquilos e perco-me a olhar nem sei bem para onde. Perco-me ou vou-me achando, sei lá.

A Helena ganhou o (péssimo) hábito de me acender o cigarro, dar uma passa e devolver a encomenda à procedência. E assim foi, mais uma vez.

Quando agarrava o que me pertencia para a primeira passa no cigarro depois do café, que como qualquer fumador sabe, confere-nos um enorme prazer, disse-lhe: 

"estás a ver o barco da Arte Xávega?

Consegues ver ainda aquela pequena duna lá atrás?

Ser visionário é ver para além disto.

Só a curiosidade e a inteligência nos permitem saber que para além destes ‘obstáculos’ se encontra o mar em toda a sua grandeza e plenitude, porque daqui, de onde estamos, simplesmente não se vê mar nenhum!”

Para se descobrirem horizontes, há que ter visão ou tentar observar a partir de um ponto superior, bem mais acima.

É isto, meus senhores, tudo que está em causa nas próximas eleições autárquicas.

Ver para além do óbvio, do imediato, do que se limita a estar à nossa frente.

Conhecidas todas as 4 equipas desta pool, resta-nos conhecer as intenções de cada uma delas.

A credibilidade, ou a sua falta fica para quem avalia. Pessoas, currículos, carácteres e capacidades.

Não será muito difícil tomar opções, até porque como li por aí a escolha não é "entre o passado, o passado recente e o vazio". Não, não é! 

A escolha é entre a verdade aliada ao futuro e a mais absoluta mediocridade e mediania. Essa é a escolha dos marinhenses no próximo dia 12. Nunca gostei de comentários ou conclusões simplistas eivadas de um conjunto de pressupostos erráticos. Para não dizer outra coisa!

Aguardemos pois pelos programas eleitorais.

E sim, temos uma excelente candidata a Presidente da Assembleia Municipal. Incomparável. Com todo o respeito pela minha Amiga pessoal Alexandra Dengucho a quem sempre reconheci enormes méritos políticos! Só que, a candidata pelo Partido Socialista a Presidente da Assembleia Municipal, ex-Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes do Ministério da Defesa, ex-membro do Conselho Consultivo da Procuradoria-geral da República, ex-Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional, Professora Catedrática de Direito na Universidade de Coimbra, ex-Ministra  

da Justiça. Pôr esta candidata ao mesmo nível da técnica de Ação Social Ana 

Alves é profundamente lamentável. 

Francamente!


Comentários

Mensagens populares